quinta-feira, 19 de março de 2015

Passado x Futuro

Por diversas vezes passo horas pensando em tudo que já aconteceu na minha vida. Quantos amores, quantos sabores, quantos abraços, beijos e despedidas. Algumas vezes me entorpeço nos pensamentos de tentar encontrar respostas para soluções ainda mal resolvidas. Não que sejam mal resolvidas com o outro, mas dentro de mim. E acabo sempre remexendo em sentimentos passados, revivendo em pensamentos dias que marcaram a minha vida. Lembrando de palavras que não tive coragem de dizer, de sentimentos que preferi guardar para mim. Se eu me arrependo? Certamente que sim, e acabo entrando naquela neura: 'Como será que poderia ter sido se eu tivesse feito isso ou aquilo?'. Pois é, uma vez que você entra nessa, fica bem difícil de sair. E quase impossível de controlar as suas próprias emoções.

Sempre gostei de me doar, de fazer o outro se sentir único. E sempre quis que o outro se sentisse como eu gostaria de me sentir. Não acredito que o amor seja realmente sentido na mesma forma em ambos os lados. Pelo menos não mais. Alguns nem sabem mesmo o que é amor. Não sabem o que gostar do outro sem motivo algum. Vejo que endureci tantos nessas experiências, que hoje nem mesmo sei se seria capaz de sequer me apaixonar novamente. Quem dirá amar alguém um dia. Posso estar escrevendo agora coisas que você que está lendo, e possa talvez estar dizendo: 'Mas você está escrevendo algo que todo mundo já escreveu!'. Talvez... mas a forma que eu sinto, pode ser diferente de todos os outros, e certamente é. Afinal, quem nunca se decepcionou, se desiludiu? Isso deve acontecer a cada milésimo de segundo no mundo. Acredito inclusive que enquanto estou aqui escrevendo esse texto, milhões de portas foram violentamente batidas, que vários choros se iniciaram após um término, uma briga. Essa cena já se repetiu por algumas vezes na minha vida. E mais um tanto de pessoas por aí passam pela mesma situação. E dificilmente superam isso. Eu não superei, e vejo isso se refletindo em cada relacionamento que se inicia. E percebo que não consigo ser indiferente ao meu passado. Passei anos da minha vida ouvindo das pessoas que eu não deveria olhar mais para trás e seguir em frente. Sabe o que isso me parece? Parece que as pessoas me pedem para abandonar a minha própria história, a minha própria vida. E eu sinceramente não me recordo de ter falado que gostaria de esquecer tudo que passei. Eu tenho muito do que me orgulhar, afinal, eu senti tanto, fiz tantos esforços, e se não deu certo, OK! Mas de certa forma tenho a sensação de que dei o meu melhor. Quando você sabe que fez muito, tudo bem que talvez nem tudo, mas que tentou até o fim, você se sente diferente de muitas pessoas.

Vejo que qualquer tipo de separação é bem difícil, independentemente do patamar de relacionamento que chegaram. Desde o momento que você inicia algo - pelo menos eu - não dou um 'start' só para passar o tempo, para ter um rótulo, um título. Mas quando você se propõe a dividir sua vida, seus segredos, seus medos, suas alegrias e tristezas, a situação se torna diferente. É como um pacote repleto de expectativas, que podem com apenas uma falha, se tornar frustração sem prazo para acabar. Hoje entendo que não devo achar que toda responsabilidade do sucesso de um relacionamento está somente em minhas mãos. Existe o outro par de mãos que tem o mesmo peso de responsabilidade que as minhas. Ainda hoje me pergunto: O que querem realmente essas pessoas? Será que elas realmente sabem que quando se tem outra vida em suas mãos que não a sua própria, você deve zelar por ela assim como zela pela sua? Será que essas pessoas sabem que quando você decidiu dividir sua vida, seus sonhos com elas, era porque realmente você as tinha como especiais? Talvez não, ou talvez tenham medo de viver algo diferente de tudo o que viveram antes. E isso acaba envelhecendo a gente bem mais cedo do que deveria. Você vai perdendo a esperança nas pessoas, vai se tornando uma pessoa intolerante, uma pessoa dura... bem descrente no próximo. Você se fecha pro mundo, e olha para o outro sempre esperando o pior.

Aprendi com minhas experiências que amar é uma virtude para poucos. E a sorte que tantos outros jogam fora. Valores se perderam, se inverteram, e no final, sei que todos esses vão olhar para trás e lembrar assim como faço hoje, que um dia tiveram uma grande pessoa, com um sentimento de valor sem igual, e que jogaram tudo lixo por alguns momentos. Espero que um dia essas pessoas tenham a oportunidade de se avaliar. E perceber que seria bom se cuidassem de quem as cuida como se deve cuidar. Que se pudessem respeitar e amar o outro como fazem com elas. Você não pode exigir ter um futuro bonito se você hoje não faz nada para que isso aconteça. O amor é como uma planta, nasce de uma semente, e se você não cuida, ele jamais florescerá. Então é um trabalho árduo, mas que lá na frente, pode ser que você se arrependa de não ter regado como deveria.

É isso, planeje... Sonhe e mais do que sonhar, realize. Aprenda a amar a si e ao próximo. Respeite, deseje, seja o que gostaria de ser. E ame como gostaria de ser amada. E quanto a mim, eu espero que um dia consiga viver melhor com as minhas memórias, com os meus sonhos. E tenha como amar mais um dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário